*






Paula Cinquetti teve suas primeiras fotografias publicadas em 1999, atuando como colaboradora das Revistas ShowBizz e Caros Amigos e definindo desde cedo seu rumo na fotografia: o retrato e a reportagem.

Teve a oportunidade de trabalhar como assistente de grandes fotógrafos, de diferentes áreas de atuação: com o fotógrafo documental Walter Firmo, o printer Silvio Pinhatti, o fotógrafo de moda e consultor em fotografia digital Clicio Barroso e o fotógrafo membro da Agencia Magnum Photos David Alan Harvey, adquirindo os conhecimentos e a vivência necessários para trabalhar amplamente com fotografia.

Como fotógrafa documental trabalha com temas como identidade e sincretismo cultural, contando histórias de pessoas e comunidades e também a sua relação com o meio onde vivem.

Como consultora desenvolve projetos de organização de acervos fotográficos,
criação de fluxo de trabalho e treinamento em fotografia digital, curadoria e edição
de imagens, atendendo fotógrafos e Instituições no Brasil e no exterior.

Como professora ministra cursos livres e palestras em diversas cidades do Brasil sobre Organização e Fluxo de Imagens, como o workshop “Imersão Digital” durante o Festival Internacional Paraty em Foco, ao lado de Clicio Barroso, Marcos Issa e Alexandre Keeze.

Em 2009 criou o projeto Offestival: intervenção urbana com fotografia, onde convida fotógrafos a interagirem com seus ensaios fotográficos pelas ruas das cidades sedes de Festivais de Fotografia, com intervenções no Brasil e EUA.

De 2009 a 2014 coordenou a área de fotografia da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, onde modernizou o fluxo do trabalho fotográfico da Agência Senado e Jornal do Senado, colaborou com diversos projetos institucionais e realizou a exposição "100 fotos do ano - o dia a dia no Senado Federal", uma retrospectiva do ano legislativo brasileiro em imagens, reunindo a produção dos fotógrafos que atuaram na Agência Senado a cada ano, no formato livro, exposição itinerante e cartões postais para distribuição gratuita aos visitantes do Congresso Nacional.

* fotografia de Tarso Figueira. Bahia. Brasil. 2001.